We have new forums at NiteshKothari.com
TopBottom
Announcement: wanna exchange links? contact me at clwolvi@gmail.com.

About Me

Atentado

Posted by Junior Hard at
Share this post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Yahoo Furl Technorati Reddit

China prende 18 supostos terroristas; segurança aumenta após ataque

Folha Online
O secretário do Partido Comunista de Kashgar (China), Shi Dagang, disse nesta terça-feira que a polícia prendeu 18 terroristas estrangeiros na região. Ontem, um ataque a um grupo de policiais que deixou 16 mortos e 16 feridos. Dois suspeitos foram presos --de acordo com o governo, os dois são do grupo muçulmano uigur.
"É evidente que esses elementos querem iniciar uma guerra violenta e psicológica contra os Jogos", declarou o secretário. "Querem que 2008 seja um ano de dor para a China."
Depois do ataque, a segurança foi reforçada. Na site do Governo de Xinjiang consta que há ao menos um policial armado dentro de cada ônibus da capital regional, Urumqi. Os policiais possuem ainda dispositivos de gás lacrimogêneo e podem registrar passageiros, se julgarem necessário, informou o site Tianshan.com.
O cerco pela segurança em Xinjiang já provocou incidentes. Ontem, dois jornalistas japoneses --o repórter da rede Nippon Shinji Katsuta, 37, e o fotógrafo Masami Kawakita, 38, do diário "Chunichi Shimbun"-- foram capturados e agredidos por forças paramilitares quando cobriam o atentado contra os policiais.
Em Pequim, policiais realizam blitze nas entradas da cidade. Os jornalistas que querem fazer entrevistas na praça Tiananmen, agora, devem ser escoltados.
Suspeitos
Conforme afirmou a Administração de Segurança Pública de Xinjiang à agência oficial Xinhua, com os dois homens presos suspeitos de ter cometido o ataque a policiais foram encontrados uma pistola de fabricação caseira e nove explosivos. Os explosivos seriam iguais aos achados em janeiro de 2007 em uma ação anti-terrorista que deixou 19 suspeitos mortos.
Na ocasião, Pequim afirmou que o grupo era do Movimento Islâmico do Turquestão Oriental, que o Exército chinês apontou semana passada como principal ameaça terrorista aos Jogos. De acordo com o jornal "South China Morning Post", para Dilxadi Rexiti, porta-voz no exílio do Centro de Informação do Turquestão Oriental, atribuir a ação "não tem fundamento". "Não acho que se trate de um complô terrorista", disse.
Com agências internacionais

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe

Este Blog Link daqui A web Este Blog